16.8.11

Factos relevantes sobre os açorianos II

Andei numa demanda matinal sobre blogues açorianos. Tenho esta dúvida há muito tempo. Sobre que escrevem os açorianos? Lembro-me de Natália Correia, Vitorino Nemésio, Antero de Quental, mas de Natália sobretudo e penso que os blogues açorianos devem ser profundos, tristes, algo depressivos, algo assim a dar com o meu contínuo estado de espírito sempre que procuro escrever. E não é nada disso. Pelo menos todos aqueles que estão "catalogados" como tal. Falam todos sobre as ilhas e os ilhéus. Fui pelo Google e foi o que encontrei. Depois de entrar num deles, fui de link em link, porque afinal de contas, nem todos os blogs açorianos podem ter nomes relacionados com as ilhas e os ilhéus. Mas não. Falam todos de ilhas e de ilhéus. E são alegres. Falam do tempo, das férias, e das outras ilhas que não a sua, onde vivem, mas acabam sempre por voltar à sua ilha. Não têm orgulho de ser portugueses (hoje em dia, quem tem?), mas bradam aos céus o enorme orgulho de ser açoriano.

Ainda bem que sou algarvia...



1 comentário:

Spider Pig disse...

Ou já não há candidatos a Escritor/Poeta açoriano ou a depressão foi-se com o vento...