25.1.11

hábitos

os blogs surgiram em portugal, se a memória (pouco descritiva) não me falha, há oito anos, mais coisa menos coisa. algum tempo depois, houve uma explosão de blogs: toda a gente tinha um blog. toda a gente ía ao blog de toda a gente. fizeram-se jantares e amizades para toda a vida. depois veio o facebook. a febre dos blogs acabou. de todos os blogs que eu visitava regularmente, poucos são aqueles que ainda contam alguma coisa. como é que de repente, alguém que tem tanto a dizer e a expôr, tem tão pouco...?

dos amigos reais (ou supostamente reais) que tenho, quase nenhum sabe deste blog. ou melhor: dos amigos que tenho da era pré-blog apenas uma sabe que mantenho este blog. nem essa cá põe os pés. da era pós-blog apenas quatro. não me interessa que mais ninguém saiba, assim está muito bem.

na realidade, quase ninguém visita este blog e não tenho vontade nenhuma de fazer "novos amigos". os velhos bastam-me, sinceramente, de ambas as eras. tenho alguma saudade sim, da urgência com que abria os blogs das outras pessoas, ávida de novas informações, novos estados de espírito, quase sempre deprimidos ou deprimentes. o facebook veio resgatar a felicidade fingida impossível de se fingir num blog, a vida perfeita de todos os dias que leio nos faces das outras pessoas. as brincadeiras e parvoíces necessárias à sobrevivência em portugal. as caretas e os jantares, os momentos felizes e as recordações. os pensamentos roubados de grandes escritores que sabemos nunca conseguir superar em toda a sua verdade e esplendor. as músicas que nos unem ou fazem pensar "isto é mesmo música de gaja".

se calhar agora a vida é mais feliz, mas nem por isso mais verdadeira. talvez isso me chateie, talvez isso me deprima. e talvez, mas só talvez, seja isso que me faça vir hoje ao blog e dizer tudo aquilo que também eu não quero dizer no meu face...

1 comentário:

Spider Pig disse...

Modas mais ou menos passageiras a que alguns resistem mas que para outros não passam mesmo de...modas. E o facebook é apenas uma moda à espera da next big thing...